segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Éguinha Rebeca versus Tatu Canastra Campeão



Este causo também foi contado pelo Ciduca(pescador e contador de causo) de Corguinho-MS
Dizia o Ciduca em determinada época tava querendo ir pescar  na  fazenda do Manézinho Português onde o Zé era capataz, mas como era mei longe ele já tava ficando mei vei e preguiçoso então tava protelando a pescaria. Por conicidênçia um amigo tava passando uns apuro financero e resolveu vende uma eguinha  , a Rebeca,  pra apura uns trocado e ofereceu a eguinha pó Ciduca.O Ciduco decidiu fica com a Rebeca porque resolvia seu problema de transporte pras pescarias mais longe.
Um dia a patroa do Ciduca disse  que  a mistura tava acabando e ele precisava arruma qualque coisa pra janta,o Ciduca então decidiu ir pescar no Zé(com a Rebeca) porque lá trazia pexe na certa.Chegando no Zé ,depois dum dedinho de proza, partiu pra bera do Barreirão pa garanti o sar da janta. Tenteia daqui, tenteia dali e nada ,então resolveu entra no mato e procura um carrero de paca, capivara,cateto se não desse pexe, uma caça também tava de bom tamanho. Então isco um caranguejinho no anzol dexo a linha bem cumprida , amarro no arreio da Rebeca e foi pó mato.O que o Ciduca não sabia é que o dito caranguejinho começo anda dentro dagua, saiu do outro lado, subiu um barranco e deu de cara com um tatu canastra gigante que morava por ali, o canastra engoliu o caranguejinho  e vazo pó meio do mato querendo leva a Rebeca. Do outro lado quando a Rebeca sentiu o tranco, firmo nas quatro pata mas sentiu que o trem era demais pra ela, começo a relincha e estrebucha fazendo uma barulhera danada ,o Ciduca oviu o alvoroço e correu, pensando que algum bicho tava pegando a Rebeca, quando chego na bera do rio a Rebeca tava só co pescoço do lado de fora, ele juntó no cabresto pa ajuda e grito”Reagi Rebeca” a Rebeca  reagiu ,  vai daqui, vai dali , foi saindo dagua.O Ciduca começo matuta o tamanho do pexe:”isso daí não é nenhum surubinzimho Zé Migué, nem um pintadinho bosta nagua isso é coisa de jaú pa mais de 200kg e não dexo por menos”. Mas cansada a Rebeca não conseguia finaliza o assunto , uma hora era dois passo pa frente um pa traz,outra hora era vice-versa e o tempo foi passando, o sol foi se pondo, o Ciduca começo a fica preocupado, a noite vai chega, lembro sobre o que o Zé tinha dito da onça parda (A Manca) que andava por ali, a situação tava ficando complicada.
Mas como todo causo tem um fim esse também teve, o que se sucedeu foi o seguinte:De repente a Rebeca subiu nas tamancas e decidiu por fim na novela, firmo com as quatro pata no barranco e pois tudo que ela ainda tinha pa arranca o bicho de dentro dagua, e arranco.
Segundo o Ciduca o canastra era grande, era tão grande que com a carne ele fez um churrasco e convido toda a população de Corguinho , com a carapaça deu pra faze a cobertura da garagem po fusquinha e ainda sobro espaço, tanto que hoje ele tem uma Quantum e a garagem ainda é a mesma, quem não acredita e só procura por ele lá em Corguinho. Quem pode confirma esse fato é  seu sobrinho e parcero de pescaria, finado Antonio Wilson, la do céu, e tenho dito!

2 comentários: